quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O homem-peixe


O nadador norte-americano Michael Fred Phelps II, nascido em Baltimore, Maryland, no dia 30 de junho de 1985, impressiona e continua a impressionar o mundo com sua fantástica habilidade que o tornou o maior vencedor da história dos Jogos Olímpicos.
Phelps foi um fenômeno que surgiu aos 19 anos nas Olimpíadas de Atenas em 2004, conquistando nove medalhas, quebrando inúmeros recordes guiado pela meta ambiciosa de superar o número de medalhas de ouro em uma mesma olimpíada. Depois das medalhas adquiridas em Pequim, ele bateu as marcas de Mark Spitz (natação, 7 medalhas olímpicas) Carl Lewis (atletismo, 10 medalhas olímpicas), Paavo Nurmi (atletismo, 9 medalhas olímpicas) e Larisa Latynina(ginástica, 18 medalhas olímpicas).
Aos 15 anos, Phelps participou pela primeira vez de uma competição olímpica, em Sydney, conquistando o quinto lugar na final dos 200m borboleta; cinco meses depois, Phelps bateria o recorde da mesma prova, se tornando o mais jovem nadador da história a bater um recorde mundial na natação.
Até o momento, Phelps detém cinco medalhas douradas obtidas nos Jogos Olímpicos de Pequim, todas em tempo de recorde mundial. Nas duas últimas provas desta Olimpíada, as medalhas foram obtidas com intervalo inferior a uma hora, quebrando mais um recorde.
Michael Phelps, três vezes nomeado Nadador do Ano (2003, 2004 e 2006), parece ter sido feito para nadar. A envergadura de seus braços (2m) é maior que sua altura; tem pés grandes e pernas curtas; Sua razão áurea (razão da altura para a medida do umbigo á cabeça, normalmente 1,618) é anormalmente superior a 1,7; o homem-peixe.






Nenhum comentário: