quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Até Londres...


Encerram-se nesta quarta-feira (17/09) as Paraolimpíadas de Pequim com uma cerimônia para marcar o fim dos jogos após 11 dias em que foram disputadas 473 medalhas de ouro.
A cerimônia ocorreu no Ninho de Pássaro, o mesmo local da abertura dos jogos, e contou com fogos, danças e apresentações de variados tipos.
As bandeiras dos países foram carregadas por seus respectivos destaques individuais. O nadador brasileiro Daniel Dias, maior medalhista em Pequim, foi o portador da bandeira nacional enquanto a nadadora sul-africana Natalie du Toit, e o corredor panamenho Said Gómez receberam o Prêmio Whang Youn Dai, por terem sido os atletas que melhor representaram o espírito olímpico nos Jogos.
O destaque brasileiro nas Paraolimpíadas de Pequim foi excepcional batendo seu próprio recorde em número de medalhas e ouros em uma única edição dos Jogos e também com a maior delegação de sua história paraolímpica, tendo em Pequim 188 atletas. O Brasil conquistou ao todo 47 medalhas sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, garantindo o 9° lugar.
O presidente chinês, Hu Jintao discursou agradecendo a todos que fizeram parte da maior paraolímpiada da história, a de Pequim.
Após o clima chinês das coreografias e apresentações, foi a vez dos ingleses mostrarem sua tradição, já no clima das Olimpíadas de Londres em 2012.
A apresentação inglesa contou com guitarras e o tradicional ônibus de dois andares.
A pira paraolímpica foi apagada, então, finalizando os jogos.

Fotos da cerimônia de encerramento foram disponibilizadas pelo portal UOL no link seguinte:
http://olimpiadas.uol.com.br/2008/album/080917encerramento_album.jhtm?abrefoto=1

Ainda no portal UOL, uma seção dedicada exclusivamente às Paraolimpíadas:
http://olimpiadas.uol.com.br/2008/paraolimpiadas/

Vídeo da abertura das Paraolimpíadas de Pequim postado no Youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=Kciyrz_ZCkY

Os sites Quadro de Medalhas e Suapesquisa explicam as Paraolimpíadas apresentando sua história e as modalidades competitivas:
http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/paraolimpiadas-jogos-paraolimpicos.htm

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/paraolimpiadas_2008.htm

Ainda não foram disponibilizados na internet, vídeos do encerramento Paraolímpico, que contou com a cobertura da TV Brasil.

Nenhum comentário: